Discussion about this post

User's avatar
Bruna's avatar

Ai Carla, suas cartas são sempre um afago no coração. Enquanto te leio, sinto que alguém partilha dos mesmos dilemas e indagações e isso me traz conforto porque infelizmente a maioria das pessoas está em outra direção. Já tem tempo que estar no instagram tem me feito mais mal do que bem. Como você bem colocou, a sensação é de que grande parte do conteúdo ali é "espontâneamente forjado". É mais do mesmo, as pessoas seguindo uma determinada fórmula que funciona, com conteúdos pra serem consumidos estilo "fast food" e no final das contas sinto que não fica quase nada do que vejo.

Essa semana não entrei e nem postei e por mais que no começo tenha sido um pouco estranho, ao final tenho me sentido melhor e em paz. Já tive expectativas maiores quanto a ocupar meu espaço no digital. Hoje ainda não sei ao certo se fico ou se vou, mas o meu desejo de estar menos ali, especialmente no instagram, é cada vez maior.

Expand full comment
Patricia Guedes's avatar

Amiga, pra mim é sempre terrível ler o que você escreve porque eu nunca consigo destacar um ponto favorito, por mim grifaria tudo.

Sinto muito esse seu incômodo aí também (os grandes e os pequenos). Um tempo atrás, participei de uma live de uma amiga que está formatando um novo oráculo e me pediu ajuda com os significados de algumas cartas. Nessa live eu comentei com ela que, pra mim, a criatividade é o anticapitalismo e que, por isso mesmo, ele sempre faz o possível pra destruí-la ou colonizá-la. São a criatividade e a espontaneidade que trazem o insondável pra o nosso mundo, o genuíno, o original, o inesperado. Tudo isso é muito ruim pro capitalismo porque traz algo para o qual ele não tem respostas imediatas. Então, a saída é mexer no nosso código-fonte, na nossa cosmovisão, pra que o que a gente aprende a chamar de criatividade seja algo que ele consegue controlar, monetizar, responder. Daí derivam muitas loucuras que as pessoas se deslumbram, tipo a inteligência artificial, que só vai rearranjando o que já foi visto em outras combinações. Por serem inéditas, a gente acha que é tudo original. A gente acha que tá olhando pro futuro com ela, mas na verdade, estamos olhando pra outros passados controlados por esse sistema massacrante. Um beijo em você.

Expand full comment
26 more comments...

No posts